Estruturas organizacionais
CAMPUS UNIVERSITARIO DA REGIAO DOS VINHEDOS
CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
BRUNA LAZZARI
CHEIENE GALLINA
BENTO GONÇALVES, 20 DE ABRIL DE 2012.
INTRODUÇÃO
A organização da empresa é de grande importância para que haja resultados positivos. Para isso é necessário que a empresa tenha um bom planejamento, controle e certa estrutura organizacional para que esta tarefa se torne ainda mais fácil.
Com este trabalho queremos mostrar o que é essa estrutura organizacional dentro de um modo geral, mostrando suas formalidades e informalidades e até mesmo a interação entre ambas. A estrutura organizacional é fundamental para empresas de pequeno, médio, e principalmente grande porte, pois para ser feita uma boa distribuição de cargos para uma quantidade expressiva quantidade de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para exercer a sua função adequadamente.
Estruturas organizacionais
A estrutura é um arranjo dos elementos constituídos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos componentes de uma empresa.
A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua atuação no mercado e pode ser dividida em macroestrutura e microestrutura.
A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no fato de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação.
Estruturas Tradicionais
As estruturas tradicionais têm algumas características como: Alto nível de formalização; unidade de comando; especialização elevada; comunicação vertical; utilização de formas tradicionais de departamentalização.
Estrutura Linear ou Militar: É um tipo de estrutura baseado na organização dos antigos exércitos, tendo as seguintes características: a chefia é fonte exclusiva de autoridade; as ordens seguem