Consumíveis de soldagem
1
CONSUMÍVEIS
1 - CONCEITO 1.1 -INTRODUÇÃO De acordo com a definição já estudada no Módulo 2 (Terminologia), Consumíveis de Soldagem são todos os materiais empregados na deposição ou proteção da solda, tais como: eletrodos revestidos, varetas, arames sólidos (eletrodos nus) e arames (eletrodos) tubulares, fluxos, gases e anéis consumíveis. A seleção dos consumíveis depende, principalmente, do processo de soldagem que, por sua vez, é escolhido em função de vários fatores, entre os quais: Metal de base; Geometria e tipo de junta; Espessura da peça a ser soldada; Posição de soldagem; Tipo de fonte de energia; Produtividade; Habilidade do soldador, etc.
1.2 - TIPOS DE CONSUMÍVEIS DE SOLDAGEM EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE SOLDAGEM Os próximos sub-itens apresentarão os consumíveis de soldagem relativos ao processo de soldagem em evidência. 1.2.1 - Utilizados em Soldagem a Gás (processo de soldagem que utiliza energia termoquímica) - Gases combustíveis: Acetileno, Propano, Butano, Gás Natural, entre outros; - Gases comburentes: Oxigênio, Ar atmosférico (quase nunca usado); - Varetas; - Fluxos (Fundentes).
2
CONSUMÍVEIS
1.2.2 -Utilizados em Soldagem a Arco Elétrico (processo de soldagem que utiliza energia elétrica) 1.2.2.1 - Arco elétrico entre o eletrodo refratário (não consumível) e a peça: - Soldagem GTAW (TIG) NOTA: Este processo de soldagem foi inicialmente desenvolvido para usar gases do tipo inertes (exemplo: argônio e hélio) para proteger a poça de fusão e o arco elétrico da ação dos gases encontrados na ar atmosférico. Por esta razão, ele foi batizado como T.I.G. (Tungsten Inert Gas). Anos mais tarde, houve a introdução dos gases ativos (CO2 e/ou O2) nos gases inertes, juntamente com o desenvolvimento de eletrodos de tungstênio ligados a óxidos de tório, cério, entre outros, este processo passou a ser chamado de Gas Tungsten Arc Welding (GTAW). Vareta, maciça ou fluxada (GTAW manual) e arame, não energizado (GTAW mecanizado); Gases