Reparo de soldagem
Repair Welding
Paginas 1 – 7
Danilo Brito da Silva Email: contateobrito@gmail.com
Soldagem de Reparo
1. Introdução
Em estruturas soldadas defeitos podem aparecer, como resultado de fabricação ou durante o funcionamento causado por sobrecarga ou cargas dinâmicas (se os limites do projeto forem ultrapassados).
A soldagem de reparo é subdividida: * Soldagem de acabamento durante a produção. * Correção de não conformidade de soldas. * Soldagem de reparo durante a operação.
2. Acabamento de soldagem durante a produção
Faz parte da produção o acabamento da soldagem, por exemplo, o acabamento de peças fundidas, soldagem de componentes de fundição, no caso de porosidade ou bolhas ou em caso de dimensões menor do que o especificado.
Deve-se considerar que a entrada de calor adicional e a tensão residual podem causar condições não permitidas pelo material. Por isso, às vezes, pode ser aplicado o tratamento térmico.
Às vezes, em alguns casos o cliente exige procedimentos especiais.
3. Correção de não conformidade em soldas
Normalmente, a qualidade da solda e as tolerâncias de um componente tendem a satisfazer os requisitos especificados para aplicação padrão ou conforme acordado com o cliente no contrato. Se o nível de qualidade presente ou a classe de tolerância não preenche os requisitos especificados conforme as normas EN 25817 (ISO 5817), EN 30042 (ISO 10042) ou EN ISO 13920 de não conformidades e ações corretivas a EN 1011 ou EN 729 (ISO 3834) terá que ser realizada. Quando o reparo ou retificações são realizados por soldas os componentes serão testados e examinados em conformidade com o requisito original. As medidas deverão ser implementadas para assegurar que as condições adversas para a qualidade requerida da estrutura soldada estão prontamente identificadas e corrigidas.
4. Soldagem de reparo a durante fabricação
Se um componente ou estrutura falhar durante a fabricação e defeitos na solda ou no