Malaria
A transmissão da malária no Brasil está concentrada na Amazônia Legal, onde são registrados 99,5% do total dos casos. Esta região é composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Nessas localidades, a Pastoral da Criança pode organizar Rodas de Conversa sobre o tema, dirigidas pela metodologia do VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR e CELEBRAR, que está explicada no livro “Orientações sobre Reunião para Reflexão e Avaliação”, páginas 33 a 35.
Nesta reunião é importante contar com presença dos coordenadores e líderes da Pastoral da Criança e de outras pastorais, padres, pastores, médicos, enfermeiros e outros agentes da área da saúde e da educação, representantes dos conselhos municipais, de associações, etc.<
Para enriquecer as discussões, podem ser usados também o artigo na Seção Destaque no Jornal da Pastoral da Criança do mês de Janeiro de 2006 - edição 111, o programa de rádio Viva a Vida número 744, bem como outros materiais elaborados localmente.
Vamos juntos prevenir as mortes pela Malária!
Depois do acolhimento e da apresentação dos participantes, pode-se dar início à reunião lendo, por exemplo, Mt 4,23. O grupo pode conversar por alguns minutos sobre o que essa passagem bíblica ensina diante da responsabilidade de cada um frente às doenças - em especial a Malária, que atingem as famílias de nossas comunidades.
Em cada momento da reunião estão citadas algumas perguntas para ajudar o coordenador a dirigir as discussões. Para ser bem produtiva, sugerimos a duração da reunião seja de no máximo 3 horas. Importante também escolher quem irá anotar as idéias principais.
PRIMEIRO MOMENTO: VER
Apresentação do tema Malária
Nesse momento o