fbts
O processo MIG forma um arco elétrico entre um eletrodo nu e o metal base, com um gás inerte protegendo o arco. O gás protetor no processo de soldagem MIG influencia na transferência ,na penetração e no formato do cordão .
No processo MIG o gás pode ser argônio puro ou com algumas porcentagens de O2 ou gás Hélio. A transferência por spray ,pulverização axial ocorre com a corrente alta sendo o metal de adição fundido transferido através do arco como gotículas finas.
Transferência por arco pulsante ocorre quando utiliza-se corrente baixa associada a pulsos de alta corrente sendo a transferência do metal de adição feita pelo jato gotículas durante esse pulso
A transferência globular ocorre com corrente baixa em relação ao tamanho do eletrodo usado sendo o metal transferido em forma de glóbulos onde os diâmetros destes são maiores que o eletrodo. No processo mig e mag o arame é alimentado automaticamente e o soldador controla a inclinação e a distancia da pistola da peça e a velocidade de deslocamento da pistola .
Soldagem a Arco com eletrodo revestido (smaw)
No processo eletrodo revestido ,temos um arco elétrico entre o eletrodo consumível e o metal base,com alimentação não continua e formação escória .
Os processo de soldagem com eletrodo revestido podem ser utilizado para deposição de revestimentos superficiais.
O processo de soldagem a arco submerso é um processo que tem como vantagem alta taxa de deposição, podendo funcionar semi-automático ou totalmente automatizado, dando um rendimento bem maior que o de eletrodo revestido.
O processo de soldagem com eletrodo revestido é a união de metais pelo aquecimento e fusão oriundo de um arco elétrico entre um eletrodo revestido e o metal de base na junta a ser soldada.
Porosidade –Eletrodo úmido e limpeza inadequada.
Inclusão-Limpeza deficiente entre passes
----------------------------------------------------------------------------------------------------------