metodologia
EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
1. APRENDER A APRENDER NA FACULDADE
Quem acaba de ingressa numa faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tirar o máximo proveito do curso que vai fazer.
No curso médio o estudante leva para casa tarefas diárias; não acontece o mesmo na faculdade. No curso médio os alunos andam uniformizados, não podem fumar no recinto da escola e as classes são bastante homogêneas; no curso superior nada disso acontece.
Quem acaba de entrar para a faculdade percebe que muita coisa mudou, e deve perceber que também ele precisa mudar, e especialmente na responsabilidade, na autodisciplina e na maneira de conduzir sua vida de estudos.
Muitos calouros confessam que aprenderam muita coisa, mas que nunca aprenderam a estudar, isto é, nunca aprenderam a aprender. Quem reconhece a própria carência já deu o passo mais importante para se dispor a tomar o remédio adequado.
Fazer um curso superior não é ouvir aulas para conseguir adivinhar testes, mas instrumentar-se para o trabalho científico.
O primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento possível de seu tempo.
Há quem imagine que deva fazer um curso superior sem dispor de tempo para estudar, o mesmo para freqüentar as aulas dos diversos cursos; e chega-se a imaginar que a apresentação documentada de sua total falta de tempo seja motivo nobre e suficiente para a dispensa das aulas, dos trabalhos, dos estudos, afinal, da obrigação de fazer o curso. consiste em tomar uma folha de papel, anotar os diversos dias da semana em minha horizontal e os diversos afazeres em linha vertical; registrar depois, na coluna de cada dia da semana, as horas plenas e os possíveis espaços ociosos.
É necessário desenvolver técnicas para tornar qualquer tempo produtivo. em seus estudos, bem maiores que alunos de outros períodos que não trabalham ou que só trabalham em regime de meio expediente. Isso