Soldagem Mig/Mag
_____________________________________________________________________________________
Processos de Soldagem
Soldagem MIG/MAG
No Processo de Soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding – GMAW) é estabelecido um arco elétrico entre um eletrodo consumível nu alimentado continuamente (arame-eletrodo) e o metal de base, sob a proteção constante de uma atmosfera gasosa (gás de proteção). A atmosfera gasosa pode ser de gás inerte, ativo ou uma mistura dos dois.
A
representação
do
processo
MIG/MAG
é
apresentada
esquematicamente na figura 1.
Figura 1: Representação esquemática do Processo MIG/MAG.
O metal de adição (arame - eletrodo nu), ao se fundir, é transferido à poça na forma de gotas. As características da transferência quanto à
Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem | ‐ FBTS
Este texto complementar é parte integrante do material on line disponibilizado para o Curso de Inspetor de Soldagem
Página | 1
Soldagem MIG/MAG
_____________________________________________________________________________________
forma, quantidade e dimensões das gotas, permitem classificá-las em três tipos: transferência por spray, globular ou curto-circuito.
O gás empregado é injetado durante toda a soldagem, numa vazão préregulada, através do bocal da pistola ou tocha de solda. O gás empregado desempenha o papel principal de proteger o metal líquido da poça de fusão e as gotas fundidas do metal de adição contra a contaminação pelo ar atmosférico.
O processo de soldagem MIG/MAG, pode ser semiautomático ou automático. No
processo
semiautomático
o
arame-eletrodo
é
alimentado automaticamente através de uma pistola. O soldador controla a inclinação da pistola conforme os ângulos de trabalho e de deslocamento, o comprimento do arco, a velocidade de deslocamento e a técnica de deposição. No processo automático toda a operação é controlada através de comandos ajustados pelo operador de