Consumíveis de Soldagem OAW e SMAW
Os consumíveis são definidos por terminologia de soldagem como todos os materiais empregados na deposição ou proteção da solda. Exemplos de consumíveis são:
*Os eletrodos revestidos:
É realizada com um arco elétrico que é formado pelo contato do eletrodo com a peça a ser soldada e que funde ambos ao mesmo tempo.
*As varetas:
Consumíveis de latão para brasagem de aços em geral, aços inoxidáveis, cobre e suas ligas, níquel e suas ligas e ferros fundidos em alguns casos. Podem ser utilizadas para brasagem em forno, maçarico ou aquecimento indutivo. Solda oxiacetileno (OAW):
A soldagem oxiacetilênica é um processo no qual a união das peças é obtida pela fusão localizada do metal por uma chama gerada pela reação entre o oxigênio e o acetileno.
O dispositivo, chamado maçarico, deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais. As superfícies dos chanfros dos metais de base e o material de adição, quando presente, fundirão em conjunto formando uma poça de fusão única que, após o resfriamento, se comportará como um único material. Para que ocorra a soldagem, é necessário tempo, calor e/ou pressão; com o tempo, o calor aplicado à peça fará uma fusão localizada onde, após o resfriamento, aparecerá a união dos metais; no caso da utilização de pressão, isto causa um forjamento localizado. Todos os metais e ligas comercialmente conhecidos fundem-se em temperaturas abaixo dos 4000ºC. As ligas de aço, que são os materiais de maior utilização comercial, fundem na faixa de 1500ºC. Assim, mostra-se viável a execução de soldagem por meio das temperaturas e poder calorífico desenvolvidos pela combustão dos diversos gases .