Estruturas Diversas
A arquitetura da China é tão antiga quanto a civilização chinesa.
As ligações estruturais são feitas através de quadros de madeira que são normalmente construídas com marcenaria, raramente com o uso de cola ou pregos. Estes tipos de juntas estruturais semirrígidas permitem que a estrutura de madeira resista à flexão e à torção, enquanto está sob alta compressão. A estabilidade estrutural é ainda assegurada através da utilização de vigas pesadas e telhados, que pesa a estrutura para baixo. A falta de cola ou pregos em marcenaria, e uso da madeira como elementos estruturais permite que os prédios deslizem, sendo flexíveis e articuladas enquanto absorvem o choque, e a vibração terremotos, sem danos significativos sua estrutura.
O uso de grandes vigas estruturais de apoio principal do telhado de um edifício, utilizando madeira funciona como colunas de suporte de carga e vigas laterais para enquadramento edifícios e apoio dos telhados. Estes feixes estão ligados uma à outra diretamente ou em estruturas maiores, ligadas indiretamente através do uso de suportes.
Grécia
As construções na Grécia antiga eram compostas por colunas verticais que suportam vigas horizontais. As colunas verticais eram utilizadas como elemento estrutural e também estético, estando bastante presente em todos os edifícios. As colunas de pedra são feitas de uma série de cilindros de pedra sólida que repousam sobre o outro sem argamassa, mas foram, por vezes, centrados com um pino de bronze. As colunas são mais largas na base do que no topo, com uma curva de afunilamento para fora.
Cada templo foi definido como sendo de um tipo particular, com dois termos: um descrevendo o número de colunas ao longo da frente da entrada, e o outro definindo a sua distribuição.
Maçonaria de todos os tipos foi usada para edifícios da Grécia Antiga, incluindo os escombros. Os blocos eram ásperos lavrados e transportados das pedreiras para ser cortados com muita precisão, com argamassa