Estruturas de um computador
1. Um sistema operativo é um programa intermediário entre o utilizador e o hardware ou uma máquina física.
2. O sistema mono-programado é a combinação de dois ou mais canais num meio de comunicação comum.
O sistema multi-programado são vários jobs mantidos em memória principal, simultaneamente, e a CPU é multiplexada entre eles.
3. A característica que um sistema operativo deve ter para permitir multiprogramação é a seguinte o sistema tem de alocar e gerir a memória para vários jobs, também tem de escolher entre os vários jobs prontos para correr o disco.
4. Uma rede cliente servidor é são máquinas potentes ou processos que fazem a gestão de discos rígidos, de impressoras ou de trafego de rede.
5. Eu entendo os sistemas de tempo real que é usado como um dispositivo de controlo numa aplicação dedicada. O exemplo que vou dar é o seguinte: controlo de experiências científicas.
6. A BIOS é uma sigla para o sistema básico de entrada e saída, também é o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Os parâmetros que podem ser alterados pela BIOS são os seguintes:
7. O exemplo dá operação que eu fiz na aula, que foi necessário configurar a BIOS, foi quando tive que mudar ou pôr uma palavra-passe na mesma.
8. A) Boostrap é um programa carregado durante o power-up ou reboot pela bios, também deve localizar e carregar o kemel do sistema operativo para memória e initialize a sua execução ou até fazer um processo mais complexo.
B) Firmware é qualquer software armazenado sob a forma de memória de leitura não volátil, por exemplo ROM, EPROM e EEPROM.
C) Boot sequence é
9.