unidade de tratamento intensivo
A UTI é um ambiente diferenciado que visa a manutenção da vida e recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento mais intensivo do seu estado de doença. Tem uma série de recursos tecnológicos, muitos aparelhos ligados ao paciente, os exames de laboratório são frequentes e a avaliação clínica é constante. A equipe de saúde está próxima e sempre alerta para qualquer necessidade. Sempre tem médico e enfermeiro de plantão. A quantidade de técnicos de enfermagem é suficiente para que o paciente seja atendido adequadamente, além dos profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia e assistente social. Por segurança as grades das camas ficam elevadas e os pacientes geralmente com as mãos presas, o que é importante para evitar que se machuquem.
O Paciente na UTI
Clique nas caixas de texto para visualizar mais detalhes
Sala de Espera
Enquanto se aguarda a vez para entrar na UTI, os visitantes devem permanecer na sala de visitas. O número de visitantes é limitado, visando a prevenção de transmissão de microorganismos e tranquilidade necessária ao reestabelecimento do paciente. Contudo é de grande importância para a pessoa internada, de modo a não perder o contato familiar, ter notícias das coisas que o são importantes, receber carinho e apoio que geram conforto físico e emocional.
Lavagem das Mãos
Antes de entrar na UTI, todo visitante tem de lavar as mãos com água e sabão em abundância. Pode também passar álcool a 70% na entrada do box (quarto) a ser visitado. Repetindo a higienização das mãos na saída, depois da visita, evitando a transmissão de microorganismos nocivos para fora da UTI.
Área da UTI
No horário de visita e com a permissão da enfermagem você pode entrar na UTI e seguir diretamente ao box da pessoa a ser visitada. A visita é individual e pode sofrer pequenos atrasos ou suspensão por motivos de procedimentos e/ou atendimento às necessidades do paciente. Os boxes são fechados por paredes e