Saudade: um sentimento de quem amou...
Uma palavra que é sentimento não pode ser traduzida, sentimento não se traduz mas se vive e experimenta.
Definir a palavra saudade é mesmo difícil. Talvez poderia dizer-se da “presença de uma ausência”. Mas a ausência de alguém que se quer muito. As palavras podem até não expressar nada, mas o sentimento existe no ser humano independentemente de sua cultura, sexo, nacionalidade, “só sabe o que é quem já sentiu.” Neste mundo não há ninguém que olhe para traz e fique indiferente. O passado nos traz recordações boas ou más. As más buscamos esquecê-las, as boas as guardamos com muito carinho. “Infeliz daquele que não tem recordações, porque não pode sentir saudade”.
Viva o presente aqui e agora. O passado é passado, jamais podemos vivê-lo de novo, contudo segue nos dando lições de vida. Dia a dia podemos ir construindo o futuro, mas só será vivido quando se tornar presente.
“Com o passado, reconciliamos e, se não o compreendemos bem, pelo menos o aceitamos. Entrar em harmonia com as lembranças, romper as amarras, permitir-se seguir em frente e, principalmente, permitir que o passado se vá”. Como lí certa vez: “É preciso saber viver o presente amando nossa história e se reconciliando com ela. Se você tem saudade é porque amou, foi amado e, com isso você pode AMAR o presente vivendo intensamente a Vontade de Deus para você hoje”.
Saudade é um sentimento presente na vida e na história que vai nascendo pouco a pouco nos corações daqueles que amam.
Por isso podemos dizer que a saudade é a presença da ausência; um sentimento de quem amou, foi amado e ama.
Sidinei