Estrutura de um computador
O crescimento do uso dos computadores na maioria das atividades humanas se deu não somente pela evolução da microeletrônica e dos dispositivos de processamento e armazenamento de dados, mas também, por alguns momentos de grande revolução tecnológica, dentre os quais citamos alguns:
• A popularização do uso da internet, cujo desenvolvimento se iniciou na década de1960;
• O nascimento da WWW (Word wide web), ou simplesmente web, na década de 1190;
• O advento da telefonia celular, cujo uso comercial iniciou em 1979.
Os computadores possuem deferentes características que variam em relação aos seus tipos, modelos, aplicações, formas de uso, dentre outros elementos.
A sua estrutura pode ser vista como:
- Unidade Central de processamento
- Memórias
- Placa principal ( motherboard)
- Barramentos(bus) –
- Dispositivos de entrada e saída
• Um processo ou unidade central de processamento (CPU- Central processing Unit), que funciona em ligação directa com unidades de memória ou armazenamento de dados;
• Memórias são constituídas por chips (pastilhas de circuito integrados) que armazenam as instruções do software e os dados.
• Barramento– é o conjuto de fios dos condutores que permitem a comunicação entre vários componentes internos do computados
• Dispositivos de dados de entrada inuput (teclado, rato, scanner, etc.) e dispositivos de saída output (monitor, impressora, etc.) – estes dispositivos também costumam ser designados por periféricos.
Um computador funciona através de dois tipos de componentes essenciais: Hardware e o Software.
Hardware – é a parte física do computador, consiste em todo o equipamento informático: processador, memórias, periféricos, etc.
Software – é a parte lógica do computador, consiste nos programas: processadores de texto, jogos, enciclopédias digitais,