Estruturas de mercado
Podemos separar esse sub título em quatro tópicos: mercado atomizado, produtos homogêneos, sem barreiras e transparência do mercado.
· Mercado atomizado, grande quantidade de empresas compõem – se como átomos.
· Produtos homogêneos, são todos similares
· Sem barreiras, sem muitas dificuldades de entrar no mercado
· Transparência do mercado, como se fossem empresas S.A, livre acesso as informações das concorrentes.
No mercado de concorrência perfeita os lucros são mais modestos a longo prazo, sem os chamados lucros extras ou extraordinários, e se houvesse logo atrairia mais concorrentes porque o acesso é facilitado, quanto maior a concorrência menores os preços, menores os lucros e por fim menos atraente é esse mercado. O único mercado que se aproxima desses atributos seriam os hortifrutigranjeiros, no mais tende – se a diferenciar – se desse modelo pouco lucrativo.
Monopólio
Este se pré define o oposto da concorrência perfeita, existe somente uma empresa ofertando o produto, serão impostas suas vontades e cabe aos consumidores acatar ou não utilizar desse produto, seria importante destacar que mesmo um mercado monopolizado os preços não podem serem abussivamente altos, ou então a queda no consumo seria muito drástica, afetando diretamente os lucros da empresa, há alguns exemplos de como se formam alguns monopólios.
· Monopólio puro ou natural, ocorre quando a empresa tem uma mega estrutura já enraizada e com preços bem acessíveis, gerando assim desinteresse de novas empresas em investir altíssimo em um mercado pouco atraente.
· Patentes, enquanto ainda se está no prazo de desfrutar de sua patente a concorrência inessiste.
· Controle de matérias primas básicas, onde somente algumas empresas tem acesso ao matéria para a criação do produto final.
· Monopólio institucional ou estatal, que são