ESTRUTURAS DE MERCADO
1. Conceito de Mercado Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. Onde os compradores determinam a demanda e os vendedores determinam a oferta do bem ou serviço. 2. Estrutura de Mercado As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:
a) número de firmas produtoras no mercado;
b) diferenciação do produto;
c) existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes:
* Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas;
* Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas;
* Concorrência monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado;
* Oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.
Similarmente, no mercado de fatores de produção, também definimos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
3. Tipos de estrutura de mercado
Concorrência Perfeita
Caracteriza-se pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado.
Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores.
É o modelo