Estruturas de mercado
Nicholas Horn
Fundamentos de Economia
Professora: Cíntia Agostini
QUARTO TRABALHO:
CONCORRÊNCIA PERFEITA: grande número de produtores e demandantes do produto, não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes (exemplo: arroz). Não existem barreiras à entrada do mercado, as informações sobre lucros, preços, etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado, sendo que os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda, assim, o equilíbrio será sempre alcançado tanto a curto, como a longo e médio prazo. Nesta estrutura de mercado, o produtor de arroz, como é o exemplo dado, têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado e como não há diferença entre o arroz, os produtores tem facilidade em entrada e saída da atividade.
MONOPÓLIO: é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controle total da oferta de determinado produto ou serviço (exemplo: petróleo, como a Petrobrás no Brasil). Neste exemplo dado, embora legalmente seja possível outras empresas explorarem tal comódite no Brasil, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes, assim, a Petróbras é a única empresa capaz de influenciar os preços de mercado. Há muitos compradores, sendo que a dificuldade de entrada no mercado é absoluta, e também não á produtos substitutos próximos.
OLIGOPÓLIO: é quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço (exemplo: telefonia móvel), sendo que para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta e entrada de outras empresas no setor dominado, assim, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos. Neste exemplo dado, a telefonia móvel no Brasil é dominada praticamente por 04 empresas, que são VIVO, CLARO, OI e TIM, sendo que os serviços oferecidos por estas empresas não são totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Por fim, vale lembrar que os