o silencio
O silêncio nas relações interpessoais:
Pensar antes de reagir é uma das ferramentas mais nobres do ser humano nas relações interpessoais, os maiores erros de nossas vidas, falamos palavras e temos gestos que jamais deveríamos expressar. Se vivermos debaixo da ditadura da resposta, da necessidade compulsiva de reagir quando pressionados, cometeremos erros, só o silêncio preserva a sabedoria quando somos ameaçados, criticados, injustiçados. O silêncio não é se aguentar para não explodir, o silêncio é o respeito, pela própria inteligência. É muito melhor ser lento no pensar do que rápido em machucar. É preferível conviver com uma pessoa simples, sem cultura acadêmica, mas tolerante, do que com um ser humano de ilibada cultura, porém soberbo. Sabedoria e tolerância não se aprendem nos bancos de uma escola, mas no traçado da existência.
O ser humano tem que ser breve para escutar e tardio para falar, pois há momentos em nossas vidas que devemos nos calar.
O silêncio para na saúde
Quando estamos em um lugar barulhento, ficamos nervosos, agitado e com raciocínio comprometido, mas se nos deparamos com o silêncio, nos esquecemos dos nossos problemas e nos concentramos em nós mesmos.
Ao percebermos o silencio a nossa volta, devemos ouvi-lo, e perceber o que há de bom nele, pois ouvir o silêncio nos traz a dimensão de calma que existe em nós.
O silencio na poesia
"Oh, silenciai/ Vós que assim vos agitais/ Perdidamente em vão". ( Vinicius de Moraes )
O silêncio não é um embotamento, mas uma escuta. Não é a ausência de palavras, mas um momento em que elas, enfim, se encolhem, talvez para dormir. ( José Castello )
Bibliografia: O poder do silencio – Khart Tolle
Site: oglobo.globo.com/.../literatura/.../os-murmurios-do-silencio