O silêncio
Definição
“Dentre todas as manifestações humanas, o silêncio continua sendo a que, de maneira muito pura, melhor exprime a estrutura densa e compacta, sem ruído nem palavras, de nosso inconsciente próprio” (J.-D. Nasio)
Por definição a palavra Silêncio significa a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala.
Na análise do discurso, breves ausências de fala marcam as fronteiras das unidades prosódicas utilizadas pelos falantes. O silêncio na fala pode ser resultado de hesitação, gagueira, autocorreção ou de uma deliberada diminuição no ritmo ou velocidade com o propósito de clarificar ou processar as ideias.
O inicio do Fim do Silencio
A poluição sonora começou com as ferramentas de pedra, passou pelo bronze e pela pólvora até chegar na Revolução Industrial", diz Yotaka Fukuda, professor de otorrinolaringologia da Unifesp. Porém, diz o médico, há pessoas que são capazes de se adaptarem à poluição sonora e até de alcançar momentos de silêncio, independentemente do barulho externo. O estado psicológico é que vai determinar o quanto isso é possível.
Quando se trata de silencio existe um tipo, além do externo( que é a ausência de som no ambiente), que é pouco explorado e até mais poderoso e eficiente. É o chamado silêncio interno.
Religiosos, médicos e psicanalistas, entre outros profissionais, falam sobre essa experiência, cada um a sua maneira. Resumindo, trata-se de um estado de quietude da mente em que você "ouve" os seus pensamentos e sentimentos e também escuta os barulhos externos sem se sentir perturbado.
Fugir do burburinho da cidade, literalmente ensurdecedor, só colabora para encontrar esse silêncio interno. "Ruído tem a ver com agitação e movimento que leva para fora. Já o silêncio externo favorece a contemplação, o que ajuda a pessoa a se voltar para si mesma, dando-lhe tranqüilidade e segurança", diz