Estruturas de mercado
[pic]
ECO02254 – Economia A
Turma G
Nome: Carlos Augusto Oliveira Galvão
Professor Cleyton Henrique Gerhardt
Mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
Existem dois tipos de mercado: • Mercado formal • Mercado informal
O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.
Mercado • Demanda
Preço do produto, renda, gostos e preferências.
• Oferta
Preço do produto, preço dos fatores de produção, números de firmas que produzem o produto.
Estruturas de Mercado
Concorrência Perfeita
A concorrência perfeita ocorre quando há um elevado número de produtores agindo de modo independente, quando os produtos têm substitutos perfeitos, nenhuma empresa tem condições para alterar o nível de oferta e procura e quando não há barreiras para o ingresso de novas firmas. Há total liberdade de informação, muitos compradores e perfeita mobilidade dos fatores de