Estruturas de mercado
Estrutura de Mercado
Definição de Mercado
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretiza os negócios. Aspectos implícitos no conceito de mercado:
• O contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio: trocas diretas (negociações diretas entre os vendedores em qualquer lugar) e trocas indiretas (negociações através de bolsas de mercadorias, bolsas de cereais ou em instituições congêneres). Assim, a definição de mercado é caracterizada pela idéia de espaço econômico, ou seja, não está circunscrita a uma região determinada.
• Negociações são voluntárias e o sistema de preços funciona como denominador comum nas trocas.
• Desnecessidade da presença explícita das partes envolvidas no processo. Essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento de redes internacionais de telecomunicação em tempo real e padronização de produtos (commodities). Assim, os mercados se desenvolvem em termos locais, regionais, nacionais e internacionais.
Diferentes estágios no processo de transação: atacado (grandes quantidades) e varejo (pequenas quantidades).
Estruturas clássicas básicas de mercado
As estruturas básicas de mercados são divididas em: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolista, Oligopólio, Monopsônio e Monopólio Bilateral.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
A Concorrência Perfeita corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado. Para que tal situação se verifique é necessário que se verifiquem determinadas condições, nomeadamente:
• Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço e com dimensão e estrutura de custos semelhante;
• Existência de um grande número de consumidores e todos com a mesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;
•