Filosofia da educação
1. Noção de cultura Em uma sociedade hierarquizada o “culto” seria aquele que teve instrução e aquele que não frequentou a escola e classificado como “inculto”. Na verdade os homens da civilização pensam que os indígenas seriam incultos tratando de outra cultura que não e inferior a dos homens civilizados, cultura e tudo o que o homem faz, seja material ou espiritual, seja pensamento ou ação.
2. O animal e a natureza A ação instintiva e redigida por leis biológicas e invariáveis de individuo para individuo, por isso os atos dos animais não tem historia, não se renovam. Por mais flexível que seja o comportamento animais, trata-se, no entanto, de uma inteligência concreta, nesse sentido distingue da inteligência humana, que e abstrata. Diferente do homem o animal não domina o tempo, porque seu ato se esgota no momento em que executa.
3. A experiência humana As diferenças entre o homem e o animal não apenas de grau já que o animal não apenas de grau já que o animal permanece inserido na natureza, o homem e capaz de transformá-la tonando assim possível a cultura. A cultura e o resultado do trabalho humano, uma transformação realizada pelas ideias que tornam possível essa transformação, não solidaria, mas social, já que os homens ao se relacionarem para produzir sua própria existência, desenvolvem condutas sociais para atender as necessidades do grupo.
4. Cultura e socialização O mundo