Estruturas de Mercado
Concorrência Perfeita: Muitos compradores e muitos fornecedores. Uma empresa, sozinha, não afeta a oferta de trabalho e nem o preço de equilíbrio. As empresas se tornam apenas tomadoras de preço.
• Mercado Atomizado: Comportamento individual não interfere no mercado, é composto de um número expressivo de agentes, como se fossem átomos.
• Produtos Homogêneos: Os produtos são iguais e colocados no mercado (sabonete) então podem ser facilmente substituídos entre si (marcas diferentes). Os compradores não se importam qual firma produz, pois ela precisa consumir algum.
• Transparencia de Mercado: Tanto o vendedor como o comprador conseguem saber a qualidade e o preço dos produtos, o vendedor tem o conhecimento dos lucros e custos dos concorrentes e os compradores podem analisar e escolher a marca de sua preferencia ou a mais em conta .
• Livre entrada e saída: Não existe uma firma que decide quem vai entrar no mercado, qualquer empresa pode entrar ou sair do mercado a hora que quiser, facilitando assim a concorrência.
Monopólio: Fabricação de um produto por uma única firma, sem concorrência e sem substituição de produtos, dificultando a entrada de novas firmas na indústria.
• Monopólio puro ou natural: Exige um capital alto para a implantação da empresa. A empresa compra matéria prima em alta quantidade e baixo custo, depois comercializa em grande escala com preço baixo, porem ganhando em cima do que pagou pela matéria prima. O que dificulta a entrada de empresas novas, pois na maioria das vezes a empresa com bastante capital é bem reconhecida.
• Patente: (lei de proteção da propriedade industrial) Apenas uma empresa tem tecnologia e estrutura suficiente para produzir o produto. (barreira legal: A empresa tem direito exclusivo dado pelo governo de produzir, excluindo legalmente a competição de outras firmas.
• Controle sobre o fornecimento de matéria prima: A firma que possui controle do fornecimento de matéria prima ela impede o