Estruturas de mercado
Economia
2011/2012
[pic]
Estruturas de Mercado
Trabalho por:
Maria José Santos Reis Sachse
Marina Conceição Ferreira Brandão
Paulo Jorge Gomes da Costa
Paulo José Teixeira da Silva
Pedro Filipe Duarte Brás Correia da Silva
Estruturas de mercado – Descrição e Características
Mercados
Mercado é um local físico ou meramente lógico, composto por vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda, concretizam os negócios.
Estruturas de Mercado
As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolista.
[pic]
Legenda: As principais estruturas de Mercado
Concorrência Perfeita
A concorrência perfeita verifica-se sempre que nenhum produtor pode influenciar o preço de mercado. Cada produtor comporta-se como um “tomador de preço”, no sentido de que deve vender ao nível do preço que se regista no mercado. Portanto, um concorrente não tem justificação para cortar no preço de mercado. Além disso, não aumentará o seu preço acima do preço de mercado, pois então a empresa não venderia nada, afinal os consumidores têm voto final e certamente iriam comprar mais barato aos concorrentes.
• É uma situação de mercado na qual o número de compradores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afectar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogéneos, não existe barreiras à abertura, há sim a facilidade de “abrir” um negócio, pois oferecem produtos iguais.
• Os produtos elaborados são homogéneos, sendo substitutos perfeitos entre si,
• Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos consumidores.
Exemplo: Cafés, Cabeleireiros, Floristas, Tabacarias, etc.
Monopólio
O Monopólio verifica-se quando um único produtor tem controlo total sobre uma determinada actividade. É ele o