Estruturas de Aço
1) O carbono aumenta a resistência do aço. Por que durante o processo de fabricação do aço remove-se uma certa quantidade de carbono do ferro fundido? O carbono aumenta a resistência do aço, porém o torna mais duro e frágil. O teor de carbono do aço pode ariar desde 0% até 1,7% e o ferro fundido contém 1,8% a 45% de carbono, havendo deste modo necessidade de retirar o excesso do mesmo para o aço não tornar-se tão frágil.
2) Quais os objetivos de se adicionar elementos de liga (cobre, manganês, molibdênio...) aos aços-carbono para compor os aços de baixa liga?
Melhorar algumas das propriedades mecânica, podendo obter resistência elevada com teor de carbono de ordem de 0,20%, o que permite a soldagem dos aços sem preocupações especiais.
3) O que é ductibilidade? Qual a importância desta característica do aço para sua utilização em estruturas? Denomina-se ductibilidade a capacidade de o material se deformar sob a ação das cargas e tem importância porque conduz a mecanismos de ruptura acompanhados de grandes deformações que fornecem avisos da atuação de cargas elevadas.
4) Com o diagrama..., calcule a resiliência do aço A36 A242 A490.
NÃO SEI FAZER ESSE CÁLCULO.
5) Quais os procedimentos de proteção da estrutura de aço contra corrosão? É usualmente feita por pintura ou por galvanização. A pintura, em geral, as peças metálicas recebem uma ou duas demãos de tinta de fundo (primer) após a limpeza e antes de se iniciar a fabricação em oficina, e posteriormente são aplicadas uma ou duas demãos de tinta de acabamento. A galvanização consiste na adição, por imersão, de uma camada de zinco às superfícies de aço, após a adequada limpeza das mesmas.
6) Descreva as propriedades estruturais do aço, tais como: ductibilidade, fragilidade, resiliência, dureza e fadiga.
Ductibilidade: É a capacidade de o material se deformar sob a ação das cargas; tem importância porque conduz a mecanismos de ruptura acompanhados de grandes deformações