estruturalista
Escolas Estruturalistas
Setembro/2014
1. INTRODUÇÃO 1 2
1.1 Conceito de Estruturalismo e Origem 2
1.2 Contribuições ao Estruturalismo 4
1.3 Contexto Atual 6
1.4 BIBLIOGRAFIA 8
1. INTRODUÇÃO
A Teoria Estruturalista mostrou de maneira mais evidente o conflito entre as Teorias Clássica e das Relações Humanas. A Teoria Clássica considerava a organização formal sob uma visão de que para as empresas serem eficientes, deveria ter o foco na estrutura e na forma. Já a Teoria das Relações Humanas valorizou a teoria informal, as pessoas e os grupos internos.
A Abordagem Estruturalista buscou um equilíbrio entre as duas partes e acabou criando uma teoria mais abrangente, entendendo a empresa como uma organização aberta, ou seja, tendo grande interação com o ambiente externo direto e indireto. Além do conceito de homem organizacional, dos inevitáveis conflitos e dos incentivos mistos dentro da organização.
1.1 Conceito de Estruturalismo e Origem
Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas humanas. Metodologicamente, analisa sistemas em grande escala, examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros, variando nas línguas humanas e das práticas culturais aos contos folclóricos e textos literários. Partindo da linguística e da psicologia do princípio do século XX, Alcançou seu apogeu na época da antropologia estrutural, ao redor dos anos 60.
É um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição. Preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão do todo. Está alicerçado na totalidade e na reciprocidade para facilitar o