Estruturalista
Cada empresa possui uma estrutura organizacional que melhor se encaixa ao seu modelo de gestão, ou uma mescla de várias estruturas organizacionais. A empresa pode ter um tipo de estrutura na base da organização e outra bem diferente para outra área da empresa.
Os tipos de estruturas usados para se organizar uma empresa são:
Funcional,
Territorial,
Produto,
Cliente,
Areas de conhecimento,
Projetos,
Processos e unidades de negócios.
A estrutura funcional é baseada em cargos. A divisão é feita por funções que cada um tem dentro da empresa. É indicada para empresas de pequeno porte onde as funções são bem definidas, ou grandes empresas que têm uma estrutura mais uniforme.
A organização por território divide a empresa em estruturas localizadas em pontos diferentes no mapa. É indicado para empresas que possuem várias unidades espalhadas pelo mundo, e estas tem certa autonomia, como as multinacionais. Além desta, uma muito utilizada pelas multinacionais são as Unidades de Negócios. Não por se localizarem em pontos diferentes no mapa, mas porque uma multinacional geralmente atua em vários ramos de negócios.
As unidades de negócios são como empresas únicas subordinadas a uma central.
Além dessas, há a organização por produto e por cliente que funciona de seguinte forma;
A primeira prioriza os produtos fabricados e a segunda os clientes que atende. Para empresas que possuem alta diversificação de produtos, como a Mitsubishi que produz desde televisores a automóveis, e a Siemens que produz desde eletroeletrônico a equipamentos hospitalares a organização por produto é a mais indicada e para organizações que atendem a uma faixa muito grande de clientes e estes possuem necessidades diferentes a organização por cliente é a mais indicada.
Temos ainda a organização por áreas de conhecimento, um exemplo é a universidade. Há setores de ciências tecnológicas, ciências da saúde, etc, subdivididas em cursos e estes se subdividem em