Estruturalismo
R: Eles faziam isso, pois Titchener trabalhava através do método da introspecção onde, os alunos engoliam tubos de borracha e, logo após, era despejado água quente e depois água fria para que os alunos descrevessem as sensações. Era levado caderno ao banheiro para que, os mesmos anotassem as sensações ao evacuarem e urinarem e sobre as relações sexuais, era registrado os sentimentos e também amarravam dispositivos de medição aos seus corpos para registrar as respostas fisiológicas.
2. Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt.
R: A diferença é que, Wundt, estava focado na organização dos elementos da consciência. De outro modo, Wundt, focava a síntese em processos cognitivos superiores por meio da apercepção. Também, para Wundt, a mente tinha o poder de organização voluntária dos elementos. Titchener, ao contrário de Wundt, se concentrava nos elementos mentais e também na conexão mecânica mediante o processo da associação. Com isso Titchener, descartava a ideia de apercepção de Wundt. Para Titchener, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares.
3. Descreva o ponto de vista paradoxal de Titchener a respeito do lugar das mulheres na psicologia. Ele agia no sentido de ajudá-las em suas carreiras ou de discriminá-las?
R: Titchener sempre buscava encorajar e apoiar o progresso das mulheres na psicologia. Ele aceitava mulheres nos programas de pós-graduação. Titchener foi o que mais concedeu doutorados para mulheres. Ele também incentivava a contratação de professoras. O que Titchener proibia a mulher de participar, era nas reuniões dos experimentalistas, pois Titchener alegava que desejava “ouvir relatos com liberdade para interromper, debater e criticar, em um ambiente