estruturalismo
O estudo de uma escola em Psicologia representa o estudo de uma posição sistemática assumida por um grupo de Psicólogos, que geralmente associavam-se ideologicamente a figura de um líder.
O estruturaslismo foi a primeira das escolas iniciada com o surgimento da Psicologia como ciência e foi representada na pessoa de Edward Bradford Titchener.
Descrever seu surgimento ,seu objeto, sua sistemática, suas influências, suas críticas e seu declínio, é o desafio que nos propomos ao apresentar este trabalho.
INTRODUÇÃO
O clima intelectual da segunda metade do século XIX, preparou o desenvolvimento e a aplicação de uma atitude experimental para compreender a mente. Wilhelm Wundt, considerado o fundador da psicologia científica, moldava suas teorias numa posição sistemática, experimental e elementarista ao estudar a consciência. Esta posição caracterizou a primeira escola de pensamento em Psicologia; o Estruturalismo.
Titchener foi sem dúvida a grande figura da escola estruturalista, "foi ele quem a batizou, desenvolveu e sustentou contra as tendências funcionalistas e behaviorista"(SCHULTZ, 1975, p.154). Entretanto, a Wundt deve-se os créditos de fundação e sistematização que embasaram a teoria estruturalista.
Os primeiros estruturalistas tinham o desafio de conhecer a natureza das experiências elementares, descobrindo a estrutura da consciência. Essa busca influenciou toda a posição sistemática dessa escola, caracterizando-a como uma de suas principais metas.
O SISTEMA DE WUNDT
O OBJETO
Wilhelm Wundt desenvolveu sua sistemática de estudo tendo como objeto a experiência imediata em oposição à experiência mediata. Segundo ele a experiência mediata fornece-nos informação para conhecer algo diferente da própria experiência (forma habitual de fornecer as coisas), enquanto a experiência imediata era a experiência individual (per se) e a psicologia tinha que se ocupar do estudo dessa experiência imediata em si. No exemplo abaixo, o