Redes de alta velocidades etapa 2
PASSO 2
1. Quais são as principais características de uma rede Frame Relay? É um protocolo WAN de alta performance que opera nas camadas física e de enlace do modelo OSI. A tecnologia Frame Relay sua como base a técnica de comutação por pacotes para promover a interface com outras redes através de dispositivos de borda (routers), compartilhando dinamicamente os meios de transmissão e a largura de banda disponíveis, de forma mais eficiente e flexível.
Descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas, e também é baseado no conceito de circuitos virtuais. O protocolo também tem como uma característica importante a utilização do CIR (Committed information rate) que é uma taxa que o usuário paga para poder ter a velocidade estável durante um congestionamento.
2. Quais são as principais vantagens em se utilizar uma rede Frame Relay?
As principais vantagens de utilizar uma rede frame relay consiste em um bom desempenho quanto a transmissão de dados, pois os pacotes são enviados de tamanhos variáveis e isso faz com que se consiga uma ampla largura de banda, permite a integração de dados de voz, Facilidade de migração e interoperabilidade com o ATM, Capacidade flexível de multipontos, custos mais baixos de conexões entre redes, pois pode-se obter múltiplas conexões lógicas em um único meio físico, os custos de equipamentos e de acesso são mais baixos - melhor desempenho, maior acesso e menor complexidade da rede.
3. Quais bits são usados para fazer o controle de congestionamento explícito?
Para fazer o controle de congestionamento explícito este mecanismo utiliza os bits FECN e BECN do cabeçalho do frame.
4. O que acontece quando o usuário recebe um pacote com o bit FECN (Forward Explicit Congestion Notification) ativado?
Significa que o caminho downstream da informação está congestionado e a rede pode demorar