atps
PROJETO: SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica)
Integrantes:
Carlos Ademir Costa RA 68514753
Felipe Castilho Inácio RA 6646295022
Gabriel Henrique de Carvalho RA 7026532196
Rodolfo Rodrigues de Gois Carvalho RA 6821404589
Orientador: Prof. Marcelo - PUC/SP
São Paulo, Setembro de 2013.
Sumário
OBJETIVOS
Esse relatório tem como objetivo estudar um elemento passivo conhecido como CAPACITOR, pois este tem um comportamento característico apenas quando existe variação de tensão ou de corrente no circuito. Alem disso, se considerarmos a situação ideal, não dissipa energia como o resistor, MS armazena de uma forma que podem retorná-la ao circuito sempre que necessário ao que foi destinado.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Definição do Projeto SARA
O projeto compreende o desenvolvimento de uma plataforma espacial para experimentos em ambiente de microgravidade, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), destinada a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude, por um período máximo de 10 dias. O projeto SARA se encontra em uma fase em que os seus subsistemas serão verificados em um vôo suborbital. Esta fase de desenvolvimento de subsistemas, denominada Sara Suborbital, deverá testar em vôo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação. O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).
Fig.1: Software registrando a passagem do satélete em órbita.
Fig.2: F´sico do Satélite SARA
O Subsistema Estrutural é responsável pela resistência tanto às cargas em vôo e de impacto com a água, quanto pela proteção térmica nas fases mais críticas da missão. Uma