Estruturalismo, Funcionalismo e Pragmatismo
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
A influência do Estruturalismo, Pragmatismo e Funcionalismo para a Psicologia como Ciência.
Campus Chácara Santo Antônio
São Paulo
2014
UNIP - Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
A influência do Estruturalismo, Pragmatismo e Funcionalismo para a Psicologia como Ciência.
Campus Chácara Santo Antônio
São Paulo 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO.
Sumário 3
Critério de verdade 17
Epistemologia 18
Introdução
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:
Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.
Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o