Estruturais sociais
Curso de Direito
Disciplina - Sociologia
MARX
Em que medida os indivíduos são autônomos em face das imposições estruturais sociais (Estado, religião, cultura, moral e economia).
Karl Marx
Estado;
Surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia. Para ele, a historia universal não e senão aquela da criação do homem pelo trabalho humano. O Estado gerado pelo modo de produção capitalista visa, validar a exploração da mais-valia "legalmente" e manter a lei de propriedade privada. Para isso, conta com aparatos de diversos tipos, como a política e as forças da repressão. Portanto, tendo isso em mente, quer dizer com o trecho que o Estado é uma instituição a serviço da burguesia, para manter, validar e proteger seus interesses, que nada mais são que o lucro, a propriedade e a exploração do trabalho assalariado.
Religião;
Consiste para ele em um mundo fantástico, criado pela mente humana que tenta dar a certos fenômenos naturais um ar sobrenatural, isto significa que religião com o seu Deus não passa de uma mera ilusão, algo a que não se deve dar crédito.
Cultura;
Para ele, a historia universal não e senão aquela da criação do homem pelo trabalho humano. Ou seja, seu motor e a relação (dialética) entre o sujeito (o homem) e o objeto (mundo material) através da qual o sujeito subordina progressivamente o mundo aos seus propósitos. Há de se levar em conta que novas necessidades são geradas nesse processo. As idéias portanto, não são independentes da experiência, são produto do cérebro humano em transação com o mundo material.
Moral;
O homem nem essência nem recipiente no qual o espírito se manifesta, o indivíduo é o ser social, e assim enfatiza que a moral é uma produção social e