abuh
Notas do texto resenhado
1. Introdução: antropologia social
2. Tempo e Espaço:
As relações sócias dos Nuer são influenciadas por limitações ecológicas
Ele [o autor] distingue os conceitos de tempo espaço em dois tipos: aqueles que são principalmente influenciados pelo meio ambiente, o tempo ecológico e os que são principalmente reflexos das relações mútuas dentro da estrutura social, o tempo estrutural.
3. Guerras e o sistema político:
Existe pouca solidariedade interna nas tribos Nuer.
Entre tribos e entre segmentos de tribos, porém, existe uma grande solidariedade.
Os conflitos são partes importantes da manutenção da estrutura social, diferentemente de Radcliffe-Brown, que pensa no conflito como orientação das formas de pensamento e não como algo cuja função seja balancear a estrutura.
Falta de centralidade governamental.
Chefe: função de mediador.
4. Conclusão:
Evans-Pritchard, como dissemos, se preocupa em estabelecer os princípios estruturais da sociedade Nuer, embora fique claro que em seu trabalho a etnologia ocupa a maior parte; fica claro que era algo realmente necessários, dada a falta de material disponível com informações detalhadas sobre esse povo.
Notas do texto indicado
As limitações ecológicas e outras influenciam suas relações sociais
Relações ecológicas à significativo para a compreensão do sistema social, que é um sistema dentro do sistema ecológico.
Estamos interessados principalmente na influência das relações ecológicas sobre essas instituições
Tempo ecológico e tempo estrutural à referem a sucessões de acontecimento que possuem bastante interesse para que a comunidade os note e relacione, uns aos outros, conceitualmente.
As mudanças de estação e da lua repretem0se, ano após ano, de modo que um Nuer situado em qualquer ponto do tempo possui um conhecimento conceitual daquilo que está a sua frente e pode predizer e organizar sua vida de acordo com ele. O futuro estrutural de um