estrutura
As teorias da administração surgiram com este propósito, oferecer aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução dos diversos problemas que ocorrem dentro de suas empresas.
"As teorias podem ser vistas como um conjunto coerente de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e prover uma base sólida para prever eventos futuros. São afirmações que predizem quais ações vão levar as quais resultados e por quê. As teorias nos permitem fazem previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente." Filipe Sobral e Alketa Peci, Administração - teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008
As teorias voltadas à área administrativa e organizacional tem como enfoque a organização empresarial e busca compreendê-las como um fenômeno social mas, como em toda teoria apresenta como proposta modelos que sugerem uma melhor forma de se organizar em forma de instrumentos úteis para a prática organizacional.
Teoria das Relações Humanas: Surgiu a partir da experiência realizada por Elton Mayo em uma fábrica nos EUA, onde chegou-se a conclusão da importância da conciliação da produção de bens e serviços para garantir o equilíbrio externo e a distribuição de benefícios entre os colaboradores da organização para o equilíbrio interno.