Estrutura
Resenha
Everaldo, Carlos. Silva, Maria Aparecida da. Pessoa, Deborah Kelly Nascimento. A estrutura organizacional e suas implicações: caso Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.
As organizações desempenham papéis importantes nos mais variados setores da sociedade. Públicas, privadas ou sem fins lucrativos, elas desenvolvem modelos de estruturar suas atividades que de certa forma influencia o comportamento dos seus membros.
A técnica de coleta de dados empregada foi à entrevista em profundidade do tipo semi - estruturada. Os dados foram tratados de forma analítica, utilizando o método Grounded Theory que consiste em “uma metodologia que visa ir além da descrição, exigindo do pesquisador, a tarefa de interpretar os dados, identificar conceitos e categorias e gerar uma teoria”.
O grau de formalização em uma estrutura burocrática tende a controlar o indivíduo sobre características que a organização auxilia segundo Clegg (1980), com a formalização, a estrutura burocrática recebe a orientação de um poder centralizador, que distribui na organização algumas metas e as recebe como forma de punição ou de continuidade das atividades que seguem a lógica organizacional. A formalização é uma característica encontrada no controle estrutural. Segundo Hatch (1997), formalização define-se como o grau em que são padronizadas as regras, normas, políticas e procedimentos que coordenam as atividades dos cargos e funções na organização. Existem três tipos de formalização: a formalização por cargo, articulada pela documentação, com a sequencia das etapas que devem ser seguidas para a execução do trabalho; a formalização por fluxo de trabalho, que está voltada ao registro das metas para o fluxo de trabalho; e a