Tecnologias
A inovação do Hardware é a transformação das partes físicas de componentes eletrônicos como computadores, smartphones, tablets, impressoras, e diversos outros produtos onde o hardware passa por processos de diminuição do tamanho físico, diminuição do preço, aumento na velocidade de processamento, aumento na capacidade de armazenamento, diminuição no consumo de energia e torna-se mais confiáveis. Algumas novas tecnologias vem surgindo desde então como o USB 3.0, SSD’s, impressoras 3D, Ultrabooks, Monitores Touchscreen, Smartphones com reconhecimento de voz e outros equipamentos que trazem benefícios de desempenho e qualidade para o usuário final.
1 USB 3.0
O USB 3.0 surgiu porque o padrão precisou evoluir para atender novas necessidades. A principal característica do USB 3.0 é a velocidade de até 4,8 Gb/s, que corresponde a cerca de 600 megabytes por segundo, dez vezes mais que a velocidade do USB 2.0.
Figura 1: Símbolo que representa dispositivos compatíveis com o USB 3.0.
2 SSD’s
O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).
O SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis, possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura.
Figura 2: Exemplo de SSD de 256GB da marca Toshiba.
3 Impressoras 3D
Impressoras 3D montam objetos, camada por camada, a partir de pedaços de materiais, da mesma forma que as impressoras tradicionais criam imagens de pontos de tinta ou toner, mas em três dimensões.
Esse método de