Febre amarela
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, hemorragias nas regiões de gengivas, nariz, estômago, intestino e na urina, e pode-se apresentar icterícia, quando a pele e os olhos ficam amarelos. Podendo levar a morte.
Os sintomas da febre amarela são muito parecidos com os da dengue e da malária, o diagnóstico preciso é imprescindível e deve ser confirmado por exames laboratoriais específicos, a fim de evitar o risco de epidemia em áreas urbanas, onde o vírus pode ser transmitido pelo mosquito da dengue.
Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas para combater os sintomas. Basicamente, o tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. Doente com febre amarela precisa de suporte hospitalar para evitar que o quadro evolua com maior gravidade. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.
A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos que são pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacinação é recomendada, especialmente, aos viajantes que se dirigem para localidades, como zonas de florestas e cerrados, e deve ser tomada dez dias antes da viagem para que o organismo possa produzir os anticorpos necessários.
Fontes :