Estrutura o de Uma Rotina Di ria
O Tempo
Introdução
No âmbito do módulo Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo, elaborámos um trabalho com o tema Desenvolvimento do Processo, em que iremos abordar o tempo de trabalho, o tempo de arrumação e o tempo de avaliação do processo.
O Tempo de Trabalho
O tempo de trabalho é o período mais longo da rotina diária das crianças. É o tempo que a criança precisa para expor as suas ideias e por em pratica o que planeou. Para o adulto é um tempo em que apoia, observa, orientam e avalia as capacidades das crianças.
O tempo de trabalho dá oportunidade à criança de decidir quais os materiais necessários à concretização dos seus projetos.
O Papel do Adulto
Uma das funções mais importantes do adulto é de reconhecer e apoiar o trabalho da criança, não só quando ela completa uma atividade, mas durante todo o processo. A aceitação e o encorajamento podem demonstrar-se por ações ou por uma simples atitude.
O adulto deve ter a sensibilidade de saber quando e como intervir sempre que a criança manifeste dificuldades.
Auxiliar a criança hesitante
Ajudar a criança que as outras rejeitam
Reconhecer e apoiar o trabalho de cada criança
Apoiar a criança a desenvolver os seus planos e ideias
Ajudar a criança a encontrar alternativas/soluções
Tempo de Arrumação
A arrumação ajuda as crianças a sentirem-se responsáveis pelos materiais que utilizam e a terem consciência do seu efeito no ambiente da sala.
O Tempo de Avaliação e o Processo