Estrutura e organizaçõa
Passo 1
A ESTRUTURA EDUCATIVA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL
A educação no Brasil é dividida por faixas etárias e níveis de conhecimento em duas etapas:
I - Educação Básica
II - Ensino Superior
A Educação Básica divide-se em fases:
Ensino infantil: aplicado em creches e destinado a alunos de 0 a 3 anos, e na pré escola para crianças de 4 a 6 anos. Nessa fase, deve-se haver uma maior preocupação com o desenvolvimento integral da criança, preparando-a psicológica e socialmente para oferecer-lhe condições favoráveis à continuidade dos estudos. O envolvimento da família torná-se um fator extremamente importante para o bom desenvolvimento da criança.
Ensino Fundamental: destinado a alunos de 07 a 14 anos, no qual o objetivo maior é a alfabetização e formação básica do cidadão. Vale salientar que todo cidadão tem direito ao ensino fundamental gratuito.
Fazem parte também do Ensino Fundamental as seguintes modalidades:
-Educação para jovens e adultos: oferecida a alunos que não tiveram oportunidades anteriores.
-Educação Especial: oferecida preferencialmente na rede regular de ensino a portadores de deficiência.
-Educação Profissionalizante: oferecida a alunos egressos do ensino fundamental, médio ou superior, e ao trabalhador em geral, com intuito do desenvolvimento das suas aptidões.
Ensino Médio: Destinado a alunos a partir dos 15 anos de idade, e tem como meta o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental. Corresponde a 03 anos de estudo, e apesar de não haver obrigatoriedade, é determinado sua gratuidade, conforme a Constituição Nacional.
Após a conclusão dessas etapas, o aluno está apto a partir para o Ensino Superior, que tem como finalidade formar profissionais de diferentes áreas.
Além das modalidades apresentadas acima, no Brasil por existirem ainda comunidades indígenas, são ofertadas aos mesmos uma educação escolar bilíngüe e intercultural, para que desta maneira, seja-lhes garantido o direito ao acesso de