Estrutura e organização da educação brasileira
A Educação Escolar no Contexto das Transformações da Sociedade Contemporânea
(Texto adaptado: Caderno de Atividades – Tema 1 - p. 8-10)
Analisar a escola no contexto das transformações da sociedade contemporânea é levar em consideração os fatores econômicos, políticos, sociais e culturais, entendendo que a escola não está à margem da sociedade, assim como que os acontecimentos do mundo atual influenciam a educação de várias maneiras.
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2011), essas transformações decorrem, sobretudo, dos avanços tecnológicos, da reestruturação do sistema de produção, da compreensão do papel do Estado. Este conjunto de transformações está sendo chamado de globalização e expressa a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra.
As transformações ocorridas mediante a destruição das fronteiras nacionais e a procura pela liberdade de mercadorias e de capitais em uma espécie de mercado universal tornaram possível a globalização, uma tendência internacional do capitalismo.
Entre o principal elemento desencadeador das mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais estão as transformações técnico-científicas, que envolvem a tríade microeletrônica, microbiologia e energia nuclear. Além dessa tríade, destaca-se também a revolução informacional, que envolve o avanço da telecomunicação, dos meios de comunicação e das tecnologias da informação.
Ao lado dessas transformações caminham o desemprego e a exclusão social, pois nem sempre os benefícios dessas transformações são usufruídos por todos. Ao lado dos avanços científicos e tecnológicos, há fome, desemprego, doença, falta de moradia, analfabetismo das letras e das tecnologias.
Em relação à educação escolar, destaca-se que não é a mesma em todos os tempos e que se acha vinculada ao projeto de homem e de sociedade que se quer ver emergir por meio do processo educativo. Assim, tanto a teoria quanto as práticas