Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Matemática
Disciplinas norteadoras – Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Introdução
O objetivo como meta é atingir a comunidade escolar. O professor vê-se hoje, mais do que nunca, face à diversidade cultural existente nas escolas, confrontado com a necessidade de reestruturar e inovar a sua atuação.
Os objetivos e conteúdos curriculares devem ser adaptados à diversidade cultural do grupo a que se destinam, abrangendo saberes, atitudes e conhecimentos relevantes de todas as culturas aí representadas.
O professor deverá ampliar continuamente os seus conhecimentos no que diz respeito à cultura dos grupos de minoria, novas metodologias capazes de despertar o interesse e o respeito de todo o grupo pela diversidade cultural.
É necessário não formular ideias pré-concebidas acerca dos alunos, procurando criar iguais oportunidades entre todos e transmitir-lhes a confiança no sucesso. Assim, o projeto tem que estimular as capacidades e talentos individuais de cada aluno. Por fim, a avaliação deverá caracterizar-se pela observância das competências desenvolvidas por cada um, ajustadas aos conteúdos dados e às características particulares dos alunos, recorrendo ao uso de meios flexíveis e diversificados de acompanhamento.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben 9.394/96)
O projeto Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira vem atender os propósitos expressos na indicação CNE/CP 06/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, assim como vertente de estudos em Língua Portuguesa - Literatura Brasileira e Literatura Afro-brasileira.
Este projeto propõe uma discussão envolvente sobre identidade