Erotização Precoce e a Midia
O papel da mídia
a televisão tem uma influência muito grande no comportamento social das pessoas e ao reproduzir uma erotização excessiva da imagem feminina, com cenas de sexo e nudez (garantia de audiência), estimulam a sexualidade precoce nas crianças que aprendem a ver o sexo de uma forma vulgar e as relações afetivas banalizadas. As crianças, muitas vezes, não compreendem o que estão vendo e passivamente assimilam imagens por não dispor de mecanismos que as protejam do mundo adulto. Há uma ausência de regras sobre a veiculação da sexualidade e violência e uma inadequação com os horários da programação e, assim, as crianças terminam tendo acesso à sexualidade e à violência do mundo adulto, antes do tempo.
A midia influencia 100% a erotização precoce e sexualidade infantil?
Em escala mundial, a exploração sexual infantil está associada também à desigualdade social, falta de escolaridade e violência intra-familiar, entre outros fatores. A falta de maturidade para o senso crítico favorece a sedução.
A erotização precoce observada na música e em outras expressões culturais do brasil são agravantes consideráveis. Ela destaca que a mídia nacional apresenta, com freqüência, meninas de 13 ou 14 anos como “modelos profissionais” ou “símbolo sexuais”.
Dos 60 milhões de crianças e