Estrutura e estética da redação administrativa- parte 1
OBJETIVO DA AULA
1) Definir normas estéticas para os diversos tipos de texto administrativo;
2) Identificar regras para aprimorar a linguagem, adequando-a à redação administrativa.
INTRODUÇÃO
Nesta aula, os formatos de correspondência empresarial (carta, e-mail, memorando ou comunicação interna e ofício) serão apresentados e aperfeiçoados.
Atentaremos para sua estrutura estética (tanto no tratamento da linguagem como em sua apresentação física).
Para esse fim, serão utilizados textos de natureza empresarial, exercícios de fixação, propostas de leitura e vídeo.
Redação comercial
Como resultado de tudo o que vimos até agora em nosso curso, redigir bem é colocar-se no lugar do destinatário, ser natural e preciso.
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
É o conjunto de normas regedoras das comunicações escritas entre pessoas ou entidades; orientam a feitura e a tramitação dos documentos. Ex.: Empresarial: pode ser comercial (de empresas comerciais ou indústrias), bancárias de estabelecimentos bancários ou afins.
CARTA COMERCIAL
Serve de veículo que há séculos impulsiona negócios e direciona riquezas incalculáveis, além de permitir a comunicação diária entre empresários. É a mais importante das modalidades de correspondências comercial, devendo acompanhar a constante modernização das empresas.
Essa atuação reflete a imagem, o grau de atualização e eficiência de seus autores e remetentes.
O Estilo e a Estética revelam as virtudes e defeitos daqueles que utilizam dessa forma de comunicação. E hoje, em que se respira tecnologia a ordem é evitar erros, combater falhas e acertar cada vez mais.
É importante cultivar qualidades de estilo. E declarar guerra aos defeitos mais comprometedores: vulgaridades, frases feitas, chavões, distorções da realidade, ambiguidades e imprecisões, erros ortográficos e de concordância, obscuridade, confusão e contradição.
Para mais informações, leia agora o texto: Dicas