Arquitetura e organização de computadores
- As funções da CPU podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais: processamento e controle, constituindo-se, então, de:
a) buscar a instrução na memória
b) interpretar a operação
c) buscar os dados onde estiverem armazenados e trazê-los até a CPU
d) processar efetivamente a operação
e) guardar o resultado
f) reiniciar o processo, buscando nova instrução
- A principal função da unidade de controle e acessar, decodificar e executar as instruções sucessivas de um programa armazenado na memória.
- A função de processamento executa com os dados uma ação que produz algum tipo de resultado com os dados de uma ação que produz algum tipo de resultado. Esta é a atividade fim do sistema. O dispositivo principal desta funcionalidade é a unidade lógica e aritmética – ULA.
O ciclo da instrução
- A base do projeto de uma CPU é a escolha do conjunto de instruções que ela irá executar para em seguida definir e especificar os demais componentes da arquitetura e da organização, os quais contribuirão ara o processo de interpretar e executar cada instrução.
- Cada instrução é executada como uma seqüência de 3 fases:
1) acesso à memória (fetch)
2) decodificação
3) execução
- A instrução é inicialmente acessada na memória e transferida para a CPU, mais especificamente no registrador RI. Uma vez no RI, a instrução é interpretada por um circuito decodificador, e é finalmente executada.
Modos de endereçamento
- O endereçamento de uma instrução é sempre realizado através do valor armazenado no “PC”. Todo ciclo de instrução consiste em uma ordem codificada (cod. Operação) para a CPU executar uma operação qualquer sobre dados.
- A localização dos dados pode estar indicada explicitamente na própria instrução , por um ou mais conjunto de bits, denominado campos operando, implicitamente (dado armazenado no ACC, que é único).