Estrutura e educação brasileira
Este artigo quer tratar sobre estrutura de ensino no Brasil, nos âmbitos federal, estadual e municipal, seus principais fatores antes de aprofundar no tema. Será que essa estrutura está bem organizada?
E de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) abrangerá sobre as suas incumbências, responsabilidades, manter e desenvolver os órgãos oficiais e instituição de ensino.
Em relação aos dois tipos de educação no Brasil, a Educação Básica e a Educação Superior, onde agregam o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
DESENVOLVIMENTO
A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da Lei Diretrizes e Bases LDB (Lei n° 9394/96). De acordo com o artigo 211/CF, a União, os Estados, o Distrito federal e os Municípios organizarão o sistema federal de ensino e dos territórios, financiado as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, Os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modo que assegure e abranja o ensino obrigatório.
A estrutura do sistema de ensino no Brasil, tendo como níveis escolares a educação básica, infantil, ensino fundamental e médio, e posteriormente o ensino superior. A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, para exercer a cidadania, e progredir no trabalho e estudos posteriores. Poderá se organizar por períodos anuais ou semestrais e se adequar de acordo com cada região do país.
O ensino fundamental e médio segue já alguns critérios, de carga horária e entre outros aspectos para o desenvolvimento do aluno, e se faz necessário e obrigatório o ensino das matérias de português, matemática, artes, educação física, o ensino da história do Brasil, o ensino da língua estrangeira a partir da quinta série, música mais não exclusivo, do componente curricular, mais ainda tendo a