Estrutura da Educação Brasileira
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Alexia Sehnem Rodrigues RA 421060 Thamires Barbosa de Oliveira RA 421348
ATPS – Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Prof. Msc. Djalma Silveira
Cordeirópolis – SP
Abril - 2013.
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Com base nas leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e outros sites de acesso, podemos nos deparar que as leis abordadas se unem ás diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988.
Nos deparamos com cada etapa sendo:
I- Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II- Educação Superior. Assim, mesmo que haja uma lei maior, ela é divida por etapas, cada etapa tem por si suas metas a serem alcançadas, resultando que a Educação tem por intuito desenvolver o educando, garantir-lhe a formação indispensável, sendo que de modo recente a educação é o setor mais importante para o desenvolvimento de um país. Ler, escrever, somar e etc.. É o básico. É indispensável um cidadão não ter acesso a esses conhecimentos, tanto que, hoje temos o EJA (Educação de Jovens e Adultos) que trás a oportunidade de quem a anos atrás não teve acesso a escola tenha agora a oportunidade de ter a sabedoria, pois através disto o país cria capacidade de ter uma qualidade e renda melhor de vida para as pessoas. A LDB tem grandes responsabilidades com o ensino Brasileiro, sabemos que o ensino está gratificante, porém ainda o mesmo tem muito para se aperfeiçoar.
As prioridades do Plano Nacional de Educação cita-se á garantia de acesso ao ensino fundamental obrigatório de nove séries a todas as crianças de 6 a 14 anos sendo que o dever cabe aos Estados e Municípios a responsabilidade pela oferta do ensino fundamental. Para que assim possamos ter cidadãos capacitados para um mundo melhor. As etapas definidas pela.
LDB mostram aos educandos a