Estrutura Química do DNA
PESQUISA
DNA-RNA
Vinicius Gerena Fagundes dos Santos, N°52
2°e
Estrutura química do DNA
A estrutura química do DNA é composta pelas seguintes moléculas: adenina, guanina, timina. Todas elas são mistas e possuem funções nitrogenadas. Além disto, a molécula de DNA é também composto por uma pentose, ou seja, um açúcar, ao qual chamamos de: desoxirribose. Fora isto, temos também um grupo fosfato que faz ligação com este açúcar. Não esquecendo, temos que lembrar que o DNA é composto por duas fitas, onde elas possuem as bases nitrogenadas, a pentose e o fosfato.
A descoberta da estrutura do DNA
James Watson e Francis Crick com seu modelo da estrutura do DNA. Tendo publicado seu artigo em 1953, eles receberam o prêmio Nobel de medicina e fisiologia em 1962. O mais influente e elegante trabalho científico do século XX foi publicado na revista Nature no dia 25 de Abril de 1953 e tem pouco mais de uma única página.
A duplicação do DNA
O modelo estrutural do DNA proposto por Watson e Crick explica a duplicação dos genes: as duas cadeias do DNA se separam e cada uma delas orienta a fabricação de uma metade complementar.
O experimento dos pesquisadores Meselson e Stahl confirmou que a duplicação do DNA é semiconservativa, isto é, que metade da molécula original se conserva íntegra em cada uma das duas moléculas-filhas.
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar. À medida que as bases vão sendo expostos, nucleotídeos que vagam pelo meio ao redor vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em seqüência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadias da molécula original. Assim, uma