inovação
Entrevista:“Se você olhar o sucesso das empresas hoje, não vai encontrar nenhum que não tenha passado pela inovação como um grande salto”
Artigos / Entrevistas O Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através da Iniciativa Nacional de Inovação (INI), estão desenvolvendo o curso Gestão de Inovação.
Para estruturação do conteúdo do curso, que deve ser finalizado até outubro desse ano, reuniram-se em Porto Alegre/RS, no mês de abril, especialistas em inovação e educação à distância aliados a representantes do MBC e da ABDI. Roberto Sbragia, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é um dos especialistas envolvido no projeto.
Na entrevista a seguir, Sbragia fala sobre o conteúdo previsto para o curso e sobre como está a inovação hoje no Brasil, destacando sua importância para o aumento da competitividade e conseqüente desenvolvimento econômico do País.
Equipe Editorial: Como será o curso de Gestão de Inovação?
Roberto Sbragia: O curso está sendo desenvolvido visando à sensibilização e a capacitação de diretores e dirigentes de pequenas e médias empresas de setores tradicionais com um pouco de atividade industrial. O exemplo que usamos é o caso de uma empresa de móveis com ações que precisam ser dinamizadas. Nós queremos induzir o público-alvo a se preocupar com a inovação para a competitividade, inovar para competir.
Equipe Editorial: Como será o conteúdo do curso?
Roberto Sbragia: Nós planejamos o conteúdo em três módulos. No módulo inicial, de introdução, trabalharemos um case de sucesso, demonstrando como essa empresa evoluiu para competir no mercado externo. O módulo dois trata das ferramentas de gestão, particularizando três ferramentas: cultura para inovação, que é como a empresa pode criar um ambiente favorável para essa prática; conhecimento estratégico, com a inovação aliada ao planejamento