Filosofia do Serviço Social
Trabalho:
1- Qual o fundamento (base, pressuposto) do positivismo?
Sabemos que o Positivismo foi fundado por Augusto Comte, e o mesmo partia do pressuposto que a sociedade humana é regulada por leis naturais, invariáveis que independem da vontade e da ação humana, por exemplo, a lei da gravidade. Então para Comte, o que existe na sociedade é semelhante ao que existe na natureza, pois as leis que regulam a vida social, política e econômica são do mesmo tipo que as leis naturais, portanto é parecido com as leis da natureza, já que o homem não controla, e por isso há uma espécie de harmonia natural.
2- Por que Comte afirma que não é possível conhecer o espírito humano? Comte admitia que nós não podemos conhecer o espírito humano senão através de obras sucessivas sobre civilização, a história do conhecimento e das ciências. O espírito não poderia conhecer-se interiormente. Comte rejeitava a introspecção, porque o sujeito do conhecimento se confunde com o objeto estudado e, porque, para se conhecer, é preciso investir nas obras da cultura e, particularmente através da história das ciências. A vida espiritual autêntica não é uma vida interior, é a atividade cientifica que se desenvolve através do tempo. 3- Qual a contribuição do positivismo para o Serviço Social?
A teoria do positivismo aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivencias imediatas, como fatos que se apresentem em sua objetividade e imediaticidade. Essa orientação funcionalista foi absorvida pelo Serviço Social conduzindo o profissional a atuar com propostas de trabalho ajustadoras com um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas de intervenção, buscando padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, em resumo, de uma tecnificação da ação profissional que é acompanhada de uma