Os sentidos Especiais
Professora: Carla de Alcântara
Disciplina: Anatomia Humana I
Alunas:
Periodo: 1°
Os
Sentidos
Especiais
Olfação
Estrutura Anatômica – Nariz externo e Interno
O nariz é estruturado por uma parte óssea e cartilaginosa. A parte óssea é composta pelos ossos próprios nasais, pelo processo nasal do osso frontal, processo ascendente do osso maxilar, pelos ossos vômer e etmoidal. A parte cartilaginosa é composta pelas cartilagens alares, cartilagens triangulares e cartilagem septal. O revestimento nasal é composto de uma fina camada muscular, tecido gorduroso, mucosa nasal internamente e a pele externamente. Abaixo segue algumas fotos com diagramas simplificados sobre a anatomia nasal, com alguns pontos anatômicos superficiais importantes.
Internamente o nariz é dividido pelo septo nasal em duas cavidades nasais. O septo nasal é composto por uma parte óssea, na região mais posterior, e por uma porção cartilaginosa, na região mais anterior.
No interior das paredes laterais das cavidades nasais existem os cornetos. Existem 3 cornetos em cada cavidade nasal, classificados em corneto superior, corneto médio, corneto inferior. Quando há alguma obstrução nasal devido ao aumento dos cornetos nasais, geralmente o corneto inferior é o que exerce maior importância nesta obstrução.
Anatomia Do Receptor Olfatório Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central.
Qual a sequência de eventos, desde a ligação de uma molécula aromática a um cílio olfatório, até a chegada de um impulso nervoso em um bulbo olfatório? ( Via Neural para olfação )? As moléculas aromáticas voláteis entram na cavidade nasal com o ar. Na cavidade nasal o ar é aquecido e as moléculas aromáticas dissolvem-se no epitélio olfatório. As moléculas aromáticas encaixam-se nos receptores olfatórios específicos, presentes no epitélio olfatório, desencadeando mensagens